O Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) anunciou os cinco finalistas do Concurso de Projeto para Estudantes 2014, que convidava os participantes a responderem ao tema "urbanismo sustentável vertical", com o objetivo de "lançar luz sobre o significado e valor dos edifícios em altura na sociedade moderna".
"Houve uma grande transição no sentido do valor do edifício em altura e como ele pode contribuir para a esfera urbana e para a sociedade em geral", disse o ex-presidente do júri do concurso William Pedersen da Kohn Pedersen Fox. "Essa transição desvincula o edifício em altura do ideia de que ele é apenas um instrumento da exploração financeira e o reposiciona em relação a um desenvolvimento preocupado com seu impacto na cidade, no meio ambiente e no habitat urbano."
O vencedor da competição será anunciado em uma sessão especial que fará parte da Conferência Xangai 2014 do CTBUH.
Dust-Collecting Skyscraper / Hong Seob Ahn
Reagindo à chamada "poeira amarela" que frequentemente envolve as cidades chinesas como resultado da areia trazida do deserto pelos fortes ventos, essa proposta para um arranha-céu em Pequim oferece uma solução para um dos maiores problemas que ocorre durante essas tempestades de areia: a ventilação.
Considerando que a maior parte dos habitantes pode escolher entre passar dias em uma casa mal ventilada ou abrir as janelas e, consequentemente, deixar a poeira entrar (um grande risco para a saúde), essa torre aspira o ar do ambiente, o filtra, umidifica e, finalmente, oxigeniza através de uma "câmara verde" de árvores. Os moradores não abrem, então, suas janelas para a poeira externa, mas para o interior do edifício onde há muito ar fresco e limpo.
Re-Stitching the City / Mikela Marques, Michael Dawson, e Clara Senatore
Essa proposta - parte arranha-céu, parte ponte - foi projetada para reconectar Johanesburgo através da primeira ponte de pedestres adequada que cruza as ferrovias da cidade.
O projeto proporciona uma resposta direta à cultura da cidade voltada para o automóvel. O edifício não conta com vagas de garagem, permitindo acesso apenas para veículos de manutenção e emergência, encorajando, assim, os moradores e andarem a pé ou de bicicleta.
Clean Air Tower / Alex Balchin
Outra torre que responde à questão da qualidade do ar, esse projeto para Tianjin emprega tecnologia industrial de purificação de ar juntamente com um sistema de circulação com efeito chaminé para purificar 8,5 milhões de metros cúbicos de ar por ano.
A torre é modular e foi concebida para ser desmontada assim que a qualidade do ar melhorar, em seguida, pode ser montada em outra localização que também apresente o ar poluído.
Vertical Aquaponic Farm / Matthew Humphreys
Na cidade-estado de Singapura, onde praticamente não há terra disponível para agricultura, 97% dos alimentos é importado. Esse projeto de uma fazenda vertical aborda essa questão através de uma estrutura high-tech de cultivo hidropônico com um mercado no térreo localizada no distrito financeiro central.
Além disso, o edifício pretende ser um protótipo adaptável, pronto para ser implementado em diferentes locais de Singapura.
Green Valley / Ran Song, Mengyu Li, Chengxing Hou, e Qian Zhang
Reagindo à política de alto preço da terra em Hong Kong, através da qual a cidade restringe a disponibilidade de terra para manter os preços altos e aumentar a densidade da população, essa proposta inclui tanto espaços residenciais como espaços verdes, mitigando os efeitos das ilhas de calor e proporcionando espaços de lazer para os habitantes.